Faleceu Herwig Schopper

Físico alemão, formado na Universidade de Hamburgo, Herwig Franz Schopper esteve envolvido nas investigações do CERN desde a década de 1960, conduzindo experiências demonstrando a violação da paridade no decaimento beta, confirmando as helicidades opostas de neutrinos e antineutrinos.

Ocupou vários cargos de direção e desempenhou as funções de  Diretor-Geral do CERN de janeiro de 1981 a dezembro de 1988. Coube-lhe papel relevante na aprovação do projeto do Grande Colisionador Eletrão-Positrão (LEP), um acelerador de partículas com 27 km de circunferência, localizado no CERN, que funcionou entre 1989 e 2000.

Exercendo as funções de diretor-geral, Herwig Schopper desempenhou um papel crucial na adesão de Portugal ao CERN, em 1985, participando mais tarde, durante dez anos, no comité consultivo do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), ponto focal do envolvimento de Portugal nas atividades e experiências do CERN.

Dando continuidade à sua persistente prática de uma política de Ciência para a Paz, foi cofundador e primeiro presidente do conselho do SESAME (Centro Internacional de Luz Síncrotron para Ciência Experimental e Aplicações no Médio Oriente), desenvolvido pela UNESCO a norte da cidade de Amman, capital da Jordânia, envolvendo oito países-membros: Chipre, Egito, Irão, Israel, Jordânia, Palestina, Paquistão e Turquia.

Faleceu a 19-08-2025, com 101 anos de idade.