Versões digitais de Obras de Bento de Jesus Caraça

A obra multifacetada de Bento de Jesus Caraça marcou a sua época e permanece valiosa e apelativa muitos anos após a sua morte. 

De inegável valor cultural e científico, os textos de Bento Caraça continuam hoje a identificar questões e problemas,  assinalar  intervenientes e apontar orientações - procurando sempre, com inequívoca integridade intelectual, enriquecer a cultura individual e coletiva.

Os textos de Bento de Jesus Caraça constituem um valioso património que nos propomos defender e divulgar. Daí a decisão de, gradualmente, colocarmos online esses trabalhos, devidamente acompanhados por notas e observações que possam contribuir para a sua melhor compreensão.

Nesta página, pretendemos identificar as obras de Bento de Jesus Caraça já publicadas em versão digital, anunciando também, desde já, a futura edição de outros textos.

No MENU passou também a figurar o acesso direto a esta página (versões digitais).

 

Polémica AS-BJC

OB001

POLÉMICA ANTÓNIO SÉRGIO - BENTO CARAÇA

Versão digital: 12 fevereiro 2025

Foi no número de Novembro de 1945 da revista Vértice que apareceu uma nota crítica que virá a desencadear uma das polémicas mais interessantes, em Portugal, no domínio da história e filosofia da ciência e que opôs dois espíritos dos mais lúcidos da intelectualidade portuguesa, António Sérgio (1883-1969) e Bento de Jesus Caraça (1901-1948).

Aceda AQUI ao guião dessa polémica.

 

https://associacaobentodejesuscaraca.pt/node/569

OB002

A CULTURA INTEGRAL DO INDIVÍDUO - PROBLEMA CENTRAL DO NOSSO TEMPO

Versão digital: 24 fevereiro 2025

A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo é, sem dúvida, um texto essencial e central da obra de Bento de Jesus Caraça.
Mantivemos a ortografia usada pelo Autor e conjugámos o texto com algumas notas de natureza historiográfica e biográfica.

Aceda AQUI ao texto integral da conferência de Bento de Jesus Caraça, proferida na Universidade Popular Portuguesa em 25 de maio de 1933 e reeditada nos Cadernos Seara Nova de setembro de 1939.

 

 

OB005

RABINDRATH TAGORE

Versão digital: prevista para JUNHO de 2025

 

Duas Defesas

OB003

DUAS DEFESAS

Versão digital: 17 março 2025

Em agosto de 1946, a Comissão Central do MUD (Movimento de Unidade Democrática) denunciou as manobras e os negócios realizados pelo governo de Salazar para conseguir ser aceite na ONU apesar do seu carácter anti-democrático. 
Essa denúncia levou à imediata perseguição dos dois signatários que eram funcionários públicos, os Profs. Mário de Azevedo Gomes e Bento de Jesus Caraça. Num rápido "processo disciplinar", iniciado em 9 de setembro e decidido em 7 de outubro, o governo de Salazar demitiu dois dos mais relevantes intelectuais e académicos portugueses. Mas estes assumiram corajosamente a sua defesa e publicaram os seus principais elementos documentais num opúsculo intitulado DUAS DEFESAS - que agora se reedita em versão digital, completada com alguma informação suplementar. 

Aceda AQUI ao texto:

Documento

 

Evariste Galois

OB004

Próxima edição: A VIDA E A OBRA DE EVARISTO GALOIS

Versão digital: prevê-se a sua publicação em ABRIL de 2025

 

Galileo Galilei

OB006

GALILEO GALILEI. VALOR CIENTÍFICO E VALOR MORAL DA SUA OBRA

Prevê-se a sua publicação em SETEMBRO de 2025